Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.446 vias cadastradas em 1.829 locais de 441 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.866 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 69 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Carangola > Face Noroeste da Pedra do Carangola

Face Noroeste da Pedra do Carangola

Envie suas fotos

Ainda não há fotos ou croqui cadastrados para esta via. Contribua enviando suas imagens ou croqui
Face Noroeste da Pedra do Carangola Imprimir informações da via
3º IV D1 E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 22-08-2020 às 19:30
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: noroeste
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 420 metros
Descrição: A via está localizada na parte maior da parede, que fica mais próxima da estrada. De inclinação suave, os lances iniciais não passam de II grau, sendo que o primeiro grampo foi colocado a cerca de 5 metros da base, e os lances seguintes mais esticados (grampos intermediários supostamente seriam acrescentados depois, mas se desconhece se foram de fato acrescentados). A primeira parada fica por cima de um pequeno platô de mato à esquerda. A segunda enfiada sai para a esquerda, contornando a vegetação e passando por baixo de uma árvore - uma enfiada de 3ºsup, onde foram colocados dois grampos de ½" intermediando os lances. A terceira enfiada conta com lances de II e III, onde há dois grampos de 1/2" intermediando a enfiada. Para desviar do mato, há depois uma horizontal para direita, passando por lances de aderência de III; depois, estica-se a corda até fazer a 4ª parada. A enfiada seguinte é bem fácil, de II grau, tendo que se desviar de bastante mato. Há dois grampos e um parada depois de uma árvore. Na enfiada seguinte, também bem fácil, estica-se a corda toda, até a 6ª parada. A partir daí, uma diagonal para direita, para fugir do mato, um grampo e um trecho reto, havendo depois outro grampo mais ou menos no meio da enfiada - que deve dar um III grau. Na enfiada seguinte, estica-se a corda toda até chegar a um platô confortável, onde há a 8ª parada. No final, a parede acaba ficando um pouco mais vertical, um provável IV. Após cerca de 15 metros há um grampo. Para a surpresa dos conquistadores, logo depois de colocarem esse grampo e saírem para o grampo seguinte, descobriram um grampo de ½" (provavelmente colocado por Alexandre Cordeiro. Foi utilizado esse grampo e mais um outro que estava no final da parede. Após a conquista, durante o rapel, os conquistadores colocaram alguns grampos intermediários nos lances mais longos.
Via fácil e bem protegida, ideal para iniciantes. Do cume da Pedra do Carangola, tem-se um bonito visual da Serra das Araras e Serra dos Órgãos. Descida possível por caminhada. A via contava - pelo menos à época da conquista - com 29 grampos de ½", com a promessa feita pelos conquistadores de que receberia mais proteções futuramente.
Fonte: Relatório da conquista
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 50 m
  • 6 costuras
Data da conquista: 10/03/2004
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local